Modal ESG Reforça a Importância da Sustentabilidade para o Futuro dos Portos Brasileiros em Evento Nacional
Na 2ª Assembleia Itinerante da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias - ABEPH), nos dias 23 e 24/7, no Porto do Itaqui/MA, a Modal Consult destacou-se ao apresentar sua excelência técnica e visão estratégica sobre o setor aquaviário. O evento reuniu autoridades, executivos e membros de entidades classe para debater os rumos da infraestrutura aquaviária no Brasil.
O sócio-fundador da Modal Consult, Fernando Fialho, apresentou a consultoria, oportunidade em que também destacou a Modal ESG, braço em soluções sustentáveis, da qual é igualmente sócio.
Ao evidenciar o compromisso da consultoria com o desenvolvimento técnico e regulatório, Fialho pontuou a relevância de eventos como o da ABEPH para a criação de estratégias conjuntas.
“É com satisfação que nos posicionamos como parceiros ativos nesse processo. O avanço dos portos brasileiros demanda uma aliança sólida entre conhecimento técnico e experiência prática fundamentos que norteiam o trabalho da Modal Consult e da Modal ESG.”
Criada em 2013, a Modal Consult atua em projetos públicos/privados para os segmentos portuário, aquaviário e de transportes marítimos. É reconhecida pelo domínio técnico e regulatório, sua atuação estratégica em polos logísticos. Entre suas expertises estão os EVTEAs, modelagens para desestatizações, apoio a processos de arrendamento e desenvolvimento de projetos multimodais etc.
Fialho ressaltou a participação da Modal em iniciativas estruturantes como: a desestatização do Porto de Vitória/ES; a elaboração do plano de zoneamento dos portos baianos e o estudo técnico para concessão da Hidrovia do Rio Paraguai.
“Nossa missão é transformar complexidade em vantagem competitiva. E isso se dá por meio de planejamento, equipe de ponta, inteligência técnica e diálogo transparente com os agentes da cadeia logística.”
Com equipe multidisciplinar e atuação nacional e internacional, a Modal Consult desenvolve projetos em países como Japão, Chile, Alemanha, Portugal e Paraguai. O portfólio abrange assessoria regulatória, elaboração de EVTEAs, projetos ESG, suporte à certificação, atividades em arbitragem e planejamento estratégico, com foco na eficiência operacional e sustentabilidade.
A atuação da Modal Consult como parceira da ABEPH reafirma seu papel de agente mobilizador na evolução do setor portuário e hidroviário, contribuindo para o diálogo institucional, geração de soluções e construção de um setor mais competitivo, integrado e moderno.
Últimas Notícias
Ver tudo
Prof. Sérgio Cutrim, da Modal ESG, será moderador em painel sobre inovação no InovaPortos 2025
O Prof. Sérgio Cutrim, sócio da Modal ESG, será moderador do painel “Para Além do Porto” na 6ª edição do InovaPortos, evento nacional sobre inovação e tecnologia no setor portuário. O encontro acontece dia 18 de junho, em São Luís/MA, com transmissão ao vivo pelo YouTube do Porto do Itaqui.
17 jun 2025

Sustentabilidade como Alicerce do Futuro Energético
O relatório 2024 Power and Utilities Industry Outlook, produzido pela Deloitte, destaca a crescente relevância da sustentabilidade no setor de energia e utilidades. O estudo explora como empresas têm buscado soluções para alinhar os desafios climáticos, o aumento da demanda energética e a transição para fontes mais limpas. Ele aborda temas como os investimentos recordes em energia solar, armazenamento e modernização de redes, a redução significativa no consumo de água graças à substituição de usinas a carvão por tecnologias renováveis, o uso de inteligência artificial para otimizar planejamento e operações, além do avanço da eletrificação com veículos elétricos e sistemas elétricos em edifícios. A Modal ESG acredita que essas tendências reforçam a importância de estratégias baseadas em ESG para garantir uma infraestrutura mais sustentável e resiliente.
16 jan 2025

O Futuro da Divulgação ESG: Linha do Tempo para as Principais Regulamentações de Sustentabilidade no Reino Unido e na UE (Mudanças para 2024 e 2025)
O artigo aborda o futuro da divulgação ESG com novas regulamentações no Reino Unido e na UE para 2024 e 2025. Ele destaca a necessidade de adaptação proativa das empresas por meio de uma abordagem estratégica, envolvimento de toda a organização, enfrentamento dos desafios de dados, priorização da materialidade e uso dos relatórios ESG para agregar valor ao negócio. Empresas que implementarem uma estratégia de divulgação bem planejada estarão mais preparadas para cumprir as normas e obter vantagem competitiva.
10 nov 2024
